Os Cânones de Dort - Capítulos 3 e 4 - Artigo 6


Artigo 6 – A necessidade do evangelho: Aquilo que a luz natural nem a lei podem fazer, Deus o faz pelo poder do Espírito Santo e pela pregação ou ministério da reconciliação, que é o Evangelho do Messias. Agradou a Deus usar este Evangelho para salvar os crentes, tanto na antiga quanto na nova aliança.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Para que o homem seja atraído para Cristo e assim ser reconciliado com Deus é preciso um milagre: o novo nascimento. Uma nova criação precisa ser feita, um novo homem trazido à existência. O Senhor Jesus explicou dessa forma a um dos líderes dos judeus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” - João 3.3-7. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento o caminho de volta para Deus é o mesmo: a regeneração, que consiste num novo espírito, um novo coração, uma nova natureza - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” - Ezequiel 36.26. Através da pregação da Palavra, Deus chama o pecador à fé, ao arrependimento de seus pecados e a sujeição ao Senhorio de Cristo. Este foi Seu método no Antigo e também no Novo Testamento. Essa salvação sempre foi oferecida pela graça, porque também ninguém, jamais, poderá ser salvo de outra forma. De modo que nem com a luz da natureza e nem apenas com a lei o homem pode chegar ao conhecimento do Salvador, mas através do chamado através da pregação. O profeta Isaías pregou porque está escrito: QUEM deu crédito à nossa pregação?” - Isaías 53.1. O apóstolo disse que o que Isaías pregou já era o evangelho: Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?” - Romanos 10.16. Isso confirma o método de Deus para chamar os eleitos, a pregação: Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” - 1ª Coríntios 1.21. Ainda é oportuno dizer que junto do chamado exterior do evangelho o pecador precisa do chamado interior do Espírito Santo. O chamado exterior entra em seus ouvidos e o chamado interior penetra a sua alma atraindo-o para Cristo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados