Os Cânones de Dort - Capítulo 2 - Artigo 7


Artigo 7 – Por que outros creem?: Mas aqueles que verdadeiramente creem e pela morte de Cristo são libertos e salvos dos seus pecados e perdição, recebem esse benefício apenas por causa da graça de Deus que lhes é dada em Cristo, desde a eternidade. Deus não deve a ninguém tal graça.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Deus nunca deixou os homens completamente sem Seu testemunho. Como já havíamos visto, por todo a criação há uma proclamação silenciosa das obras de Deus, revelando Sua majestade e Sua glória, conclamando o homem à contemplação do Criador - Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração à outro dia, e uma noite mostra sabedoria à outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo” - Salmo 19.1-4. Ainda assim os homens não vão a Ele. A fé não é de todos, não é inata ao ser humano, nem mesmo todos aqueles que ouvem o evangelho o abraçam, isto porque crer em Deus é um dom e nem todos o recebem, mas apenas aqueles destinados a crer. Por isso lemos: E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna… Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam” - Atos 13.48; 18.27. É-nos dito algo sobre aqueles que creram: “estavam ordenados para a vida eterna”. O dom da fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus - “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” - Efésios 2.8. Mas só recebem esse dom aqueles a quem Deus escolheu. Esses ouvem, creem, atendem, vão a Ele e o seguem em obediência. Em sua infinita sabedoria Deus fez com que o crer fosse assim: Ele concede o dom e o homem crê. Assim, todos os homens, de alguma forma, são chamados a crer e são responsabilizados se permanecerem em sua incredulidade e desobediência. Cada pessoa que está no céu tem a plena consciência que jamais poderia estar ali se não fora pelos preciosos dons que Deus lhe deu. Já cada pessoa que está no inferno tem a mais perfeita consciência de que lá está, única e exclusivamente, pelos seus próprios pecados, por sua própria culpa e merecimento por não fazer caso do chamado de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados