Os Cânones de Dort - Capítulo 2 - Artigo 5


Artigo 5 – A proclamação universal do Evangelho: A promessa do Evangelho é que todo aquele que crer em Cristo crucificado, não perecerá, mas tem a vida eterna. Esta promessa deve ser anunciada e proclamada universalmente, sem nenhuma discriminação a todos os povos e homens, aos quais Deus em Seu beneplácito, envia o Evangelho juntamente com o mandamento de que se arrependam e creiam.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Alguns objetam que, se os eleitos serão salvos indiscutivelmente, então independente da igreja pregar ou não o evangelho, isso ocorrerá. , os que não são eleitos, não serão salvos, também independentemente da pregação do evangelho. Bem, que aqueles que Deus escolheu na eternidade Ele mesmo os atrairá para si e apenas esses serão trazidos a Ele, é um fato inegável e inequívoco. Contudo, o Senhor nos ordenou pregar o evangelho a toda criatura, porque, absolutamente, não cabe a nós julgar quem é ou quais são os que devem ouvir e quais não. Primeiro que ... aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação” - 1ª Coríntios 1.21. Segundo que mesmo onde Deus não irá salvar, a pregação do evangelho acrescenta condenação aos que ouvem e rejeitam. Por isso Ele nos ordena pregar o evangelho a todos, indistintamente. Que todos ouçam, seja para a salvação ou para a condenação, Deus será sempre glorificado, tanto nos que se salvam quanto nos que se perdem - Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida” - 2ª Coríntios 2.15-16. Ide por todo o mundo” disse o Senhor, e , pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” - Marcos 16.15-16. À igreja cabe pregar e chamar os pecadores ao arrependimento – “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” - Atos 2.38, e crer que o Espírito Santo chamará os eleitos de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados