Os Cânones de Dort - Capítulo 2 - Artigo 2


Artigo 2 – A satisfação cumprida por Cristo: Nós, contudo, não podemos cumprir essa satisfação e nos livrar por nós mesmos da ira de Deus. Por isso Deus, em sua infinita misericórdia nos deu Seu Filho Unigênito como nosso Fiador. Por nós ou em nosso lugar Ele foi feito pecado e maldito na cruz para que pudesse, em nosso favor, satisfazer a Deus.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Não foi o caso que Deus fez vistas grossas para com os nossos pecados. De maneira nenhuma; Ele não podia simplesmente nos perdoar. Alguns supõem que para Deus nos perdoar foi muito fácil, e que simplesmente, Ele deixou de lado os nossos pecados. Não foi isso, não. Alguém já disse que para Deus foi muito fácil criar o mundo, pois sendo Onipotente, foi apenas falando e tudo veio à existência. O homem Ele o fez com o pó da terra e lhe soprou o espírito de vida. Tudo isso para Deus foi fácil. Mas a redenção – que é a segunda criação – essa foi a coisa mais custosa para Deus, porque a redenção envolvia derramamento de sangue e o único sangue que tinha a qualidade exigida pela justiça eterna era o do Filho eterno, que se tornou o Cordeiro de Deus. A maldição da queda que pesava sobre nós recaiu sobre Cristo na cruz – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” - Gálatas 3.13. O preço não poderia ser mais elevado e difícil, mas Deus manifestou e revelou nisso seu amor eterno pelos eleitos – “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” - Romanos 5.8. O preço do nosso perdão foi pago por Cristo. Fomos perdoados em Cristo. Estamos fiados nele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados