Os Cânones de Dort - Capítulo 2 - Artigo 4


Artigo 4 – Por que a Sua morte tem valor infinito?: Essa morte é de tão grande poder e valor porque quem se submeteu a ela, é não apenas verdadeira e perfeitamente santo homem, mas também o Filho único de Deus. Ele é Deus eterno e infinito junto ao Pai e ao Espírito Santo. Assim devia ser nosso Salvador. Além disto, Ele sentiu, quando morria a ira e a maldição de Deus que nós merecemos, pelos nossos pecados.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Todos os sacrifícios feitos pelos sacerdotes no Antigo Testamento eram apenas figuras e tipos que apontavam para Cristo e, portanto, precisavam ser repetidos e repetidos todos os dias - E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados” - Hebreus 10.11. Mas o sacrifício que o Senhor Jesus, sendo o sacerdote eterno e também o Cordeiro de Deus, fez oferecendo-se a Si mesmo, foi único e de uma vez para sempre - Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus” - Hebreus 10.12. Na cruz do Calvário, o Senhor Jesus sorveu até a última gota do cálice da ira de Deus, que estava reservado a nós. Ele não foi poupado pelo Pai; não ficou mais em conta por ser Ele o Filho Amado; não houve desconto por pagar uma dívida de terceiros. Se assim fosse, não poderíamos ter sido perdoados. Mas o fato é que o Senhor Jesus sofreu totalmente a penalidade do nosso pecado. Sofreu os terrores da morte e do inferno na cruz, onde experimentou o que significa ser abandonado por Deus e estar totalmente desamparado e desassistido da Graça do Pai. Aquilo que é o inferno, Ele o experimentou na cruz - ou seja, uma total e completa ausência da graça de Deus e uma sensível e aterrorizadora presença da ira de Deus - Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza” - Salmo 116.3. Tudo isso tornou o sacrifício de Jesus, único, insubstituível, suficiente e poderosamente eficiente para reverter todos os efeitos catastróficos da queda - ...tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” - Efésios 1.10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados