Os Cânones de Dort - Capítulo 1 - Artigo 14


Artigo 14 – Como se deve ensinar a Eleição: A doutrina da eleição divina, segundo o mui sábio conselho de Deus, foi pregada pelos profetas, pelo próprio Cristo e pelos apóstolos, tanto debaixo do Antigo Testamento como no Novo Testamento, sendo então registrada por escrito nas Escrituras Sagradas. Assim, também hoje, essa doutrina deve ser ensinada na Igreja de Deus - para qual ela foi particularmente destinada -, em tempo e lugar apropriados, com espírito criterioso, de modo reverente e santo, sem curiosa investigação nos caminhos do Altíssimo, para a glória do Santíssimo nome de Deus, e para a viva consolação do Seu povo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Tudo o que está na Bíblia deve ser pregado e ensinado à Igreja do Senhor. Assim fizeram os ministros de Deus desde os primórdios da Igreja. Tudo quando os profetas e apóstolos falaram e escreveram, o fizeram sob inspiração do Espírito Santo e, portanto, é proveitoso para os a edificação dos crentes - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça… Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” - 2ª Timóteo 3.16; 2ª Pedro 1.21, por isso mesmo deve ser ministrado à Congregação de Deus. Esse era o método do apóstolo Paulo, que também foi inspirado pelo Espírito Santo: ensinar toda a Palavra de Deus, todo o Conselho de Deus - Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus” - Atos 20.27. A doutrina da eleição é grandemente confortante e consoladora para os santos. Aquele que é de Deus, ouve, crê, prostra-se e adora. Se Deus falou ele crê, confia e descansa. Todavia ela deve ser ensinada com critérios e sabedoria. Convém que quando esse assunto for ensinado, faça-se um estudo completo, sistemático, com pessoas que já tenham lido a Bíblia toda, ao menos uma vez, para que o estudo seja mais proveitoso e mais facilmente compreendido. Isto não quer dizer, absolutamente, que não se deva pregar para qualquer público, sermões expositivos ou até temáticos sobre esse assunto, se Deus assim conduzir. Lembrando sempre que diante de todos os mistérios de Deus devemos nos aproximar com reverência e humildade, nunca com espírito de curiosidade. Deus é bom e revelou-se a ao seu povo, bem como revelou tudo quanto precisamos saber para servi-lo. Como nosso Pai, Ele nos revela tudo o que importa sabermos, o necessário, o suficiente. Os limites são óbvios – Ele é Deus Criador e nós criaturas caídas que Ele bondosamente redimiu, reconciliou, e adotou como seus filhos. Que mais precisamos saber?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados