Os Cânones de Dort - Capítulo 1 - Artigo 10


Artigo 10 – A Eleição baseia-se no beneplácito de Deus: A causa dessa eleição graciosa é somente o bom propósito de Deus, o qual não consiste de haver Deus escolhido de entre todas as condições possíveis, certas qualidades ou ações dos homens como requisito para salvação; Mas consiste em que Ele, dentre a multidão dos pecadores, adotou para a sua possessão certas pessoas. Como está escrito: Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal ( para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama ), Foi-lhe dito a ela (Rebeca): O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú - Romanos 9.11-13.  E,  ... creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna - Atos 13.48.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário: Tudo que o homem gostaria é que existisse alguma condição para a salvação, que estivesse ao seu alcance cumprir, a fim de que, ele também recebesse um pouco da glória. Mas, o fato é, que os pecadores são verdadeiros mendigos diante de Deus. Sim, somos como pedintes andrajosos, que se tivermos que obter algo, isso mesmo precisa nos ser dado. Assim é a salvação - um presente, um dom de Deus. Se fosse um salário ou recompensa, então apenas aqueles que trabalhassem por ela, seriam salvos. Pessoas como o ladrão da cruz jamais poderia ser contemplado. Se a salvação fosse uma premiação, então apenas os melhores a receberiam. Apenas aqueles que tivessem sucesso a conquistariam. De qualquer forma, seria uma seleção feita à base do mérito. Mas, não é. Antes, do começo ao fim, a Bíblia nos ensina uma salvação, totalmente gratuita, por misericórdia, pela benevolência de Deus, que é amor e ama dar e doar-se. Deus, escolheu salvar quem quis, e nessa lista incluiu alguns dos piores exemplares da nossa raça, justamente para revelar a grandeza de seu amor benevolente - mas, onde abundou o pecado, superabundou a graça - Romanos 5.20. Deus salva aos que elegeu para a salvação, em Cristo; logo, os méritos são todos de Cristo. Posso dizer: Sim, fui salvo por méritos, mas de Cristo. Eis o grande beneplácito do nosso Deus revelado em Cristo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí - Jeremias 31.3.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados