Os Cânones de Dort - Capítulo 1 - Artigo 2

ARTIGO 2 – O FILHO DE DEUS FOI ENVIADO: MAS - "NISTO SE MANIFESTA O AMOR DE DEUS PARA CONOSCO: QUE DEUS ENVIOU SEU FILHO UNIGÊNITO AO MUNDO"… "...PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA" - 1ª Jo 4.9; Jo 3.16.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Deus criou os céus é a terra e tudo quanto há neles; na terra, onde criou o homem, decretou a queda; no contexto de um mundo caído, pôde expressar a maravilha de Seus atributos, revelando o Seu maravilhoso Ser. Na criação Ele expressa Seu poder, Sua glória, sabedoria e majestade; na redenção Ele revela Seu amor, graça, misericórdia; na punição dos ímpios, revela Sua santidade, justiça e ira santa. Tudo o que Deus faz ou decreta para a Sua criação, sempre tem um bom e santo propósito; nada é por acaso, mas tudo com propósito. Mero casuísmo, denota superfluidade e desprezo para com a criação. Não é isso, pois Deus tem, em tudo o que acontece na vida das suas criaturas, um propósito certo e definido. Naturalmente, que seus propósitos são tremendamente elevados e não os podemos atingir. Como criaturas que somos, jamais podemos perscrutar os mistérios eternos. Aquém de criaturas temos uma agravante: somos criaturas caídas. Nossas mentes embotadas pelo pecado, não têm a mínima chance de sondar tais maravilhas de Deus. Por isso, é sábio, quando depararmos com os Seus mistérios, que nos prostremos humilhados e o adoremos na beleza da Sua santidade. O Filho eterno de Deus, veio a este mundo para salvar aqueles, a quem Deus em conselho eterno, decretou salvar. Ele escolheu dentre os homens de todos os tempos, de todas as raças, de todas as nações, um povo para Si. Foi por eles, que Jesus Cristo Se ofereceu como sacrifício - Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus - João 17.9. Estes, e apenas estes, creem de fato em Cristo para a salvação, porque muitos outros há, que até professam nele crer, mas sua fé não é autêntica, não vem acompanhada de arrependimento, de regeneração, de santificação e por isso não os salva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados