O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 49



124. QUAL É A TERCEIRA PETIÇÃO ?
RESPOSTA: "FAÇA-SE A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU". QUER DIZER: FAZE COM QUE NÓS E TODOS OS HOMENS RENUNCIEMOS À NOSSA PRÓPRIA VONTADE E OBEDEÇAMOS, SEM PROTESTOS, À TUA VONTADE, A ÚNICA QUE É BOA, PARA QUE CADA UM, ASSIM, CUMPRA SUA TAREFA E VOCAÇÃO, TÃO PRONTA E FIELMENTE COMO OS ANJOS NO CÉU.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Desejar que a vontade de Deus seja plenamente realizada na terra deve ser o maior desejo dos santos da terra, porque no céu isso é uma realidade. Os santos anjos estão sempre prontos e desejosos de ouvir as ordens de Deus para imediatamente voar a cumpri-las. O Filho Eterno tinha esse desejo, como ele próprio ensinou. Um desejo maior do que o desejo que temos pela comida, de fato um desejo que incendeia a alma. Foi isso que o Senhor Jesus disse aos discípulos e eles não entenderam: “Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis”, mas Jesus lhes explicou: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (João 4.32, 34). Deus criou os anjos e os homens e lhes pôs no coração uma satisfação em amá-lo, obedecê-lo e servi-lo. O pecado enganou e cegou o homem para esse fato, mas os regenerados podem sentir novamente esse prazer, essa alegria no servir e obedecer a Deus. Quem tem novo coração sente satisfação em submeter-se as autoridades, ainda que essas sejam injustas e infiéis. Mas infinitamente mais, têm-na em relação a submissão a vontade de Deus que é boníssimo. Os crentes amam servir uns aos outros e amam muito mais ainda servir ao Pai celestial, que reconhece nosso serviço e nos recompensa fazendo-nos sentir plenamente confortados e realizados. Há, todavia, uma luta contra a nossa própria carne que muitas vezes nos desvia da vontade expressa do Pai. Mas é aí que clamamos a Deus que nos assista e capacite com Seu Espírito Santo nessa luta e não cedamos terreno para o inimigo das nossas almas. Por isso mesmo, orar pedindo e desejando que a vontade do nosso amado Deus seja cumprida na terra é motivo de grande alegria para nós, porque sabemos que um dia, céus e terra conhecerão uma única vontade – a do nosso Amo. Devemos, portanto, orar para que cada dia mais, sejamos submissos a vontade de Deus em nossas próprias vidas, renunciemos a nós mesmos e vivamos para aquele que por nós morreu e ressuscitou. E então pregarmos o evangelho chamando os pecadores ao arrependimento e a obediência de Cristo, porque a salvação se resume nisso: o homem trocar sua vontade pela vontade de Deus. “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais o seu beneplácito” (Salmo 103.20-21). No céu a vontade de Deus é única. Enquanto não chega o dia do juízo eterno, tanto os anjos caídos quantos os homens rebeldes podem seguir sua vontade caída. Depois do juízo, porém, todos os rebeldes estarão presos no grande abismo e no restante da criação a só se conhecerá a vontade de Deus, sem concorrência. Enquanto isso a Igreja ora: “Seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu” (Lucas 11.2).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados