O Catecismo de Heidelberg - Dia do Senhor 47


122. QUAL E A PRIMEIRA PETIÇÃO?
"SANTIFICADO SEJA O TEU NOME". QUER DIZER: FAZE PRIMEIRO, COM QUE TE CONHEÇAMOS EM VERDADE E TE SANTIFIQUEMOS, HONREMOS E GLORIFIQUEMOS EM TODAS AS TUAS OBRAS, EM QUE BRILHAM TUA ONIPOTÊNCIA, SABEDORIA, BONDADE, JUSTIÇA, MISERICÓRDIA E VERDADE. FAZE, TAMBÉM, COM QUE DIRIJAMOS TODA A NOSSA VIDA - NOSSOS PENSAMENTOS, PALAVRAS E OBRAS - DE TAL MANEIRA QUE TEU NOME NÃO SEJA BLASFEMADO POR NOSSA CAUSA, MAS HONRADO E GLORIFICADO.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Devemos orar a Deus com o desejo de que a grandiosidade, a importância de seu nome seja conhecida neste mundo; orar com um anelo de que o nome do nosso Deus seja reverenciado, temido e considerado santo entre os homens. Mesmo porque o que se vê, infelizmente, é o mundo desprezando, brincando, fazendo piadas, zombando assim do nome precioso do nosso Bondoso Deus. E há aqui uma agravante: muitas vezes é por culpa dos próprios crentes que têm em baixa conta o nome do Senhor. E não pode haver coisa mais triste do que essa – que um cristão viva um estilo de vida, ou tenha um comportamento destoante da fé que professa. Foi isso que aconteceu com o povo de Israel - E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do SENHOR, e saíram da sua terra. Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi.  Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes.  E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos – Ezequiel 36.20-23. No nome de Deus está envolvido seu caráter, a revelação da sua pessoa e sua obra. Portanto honrar o nome de Deus é honrar o próprio Deus. Como cristãos que somos nós levamos o nome e o testemunho de Deus por onde andarmos, onde estivermos, em tudo o que fizermos. Portanto temos a responsabilidade de representar bem esse nome. Mas o que o Senhor Jesus ensina nesta oração é muito mais que isso. Ele quer que isso seja um ardente desejo da nossa alma, durante toda a nossa vida, que o nome do nosso Senhor, nosso Amo, seja santificado, temido, honrado, respeitado, desejado na terra. Quanto mais conhecemos a Deus tanto mais o honraremos e santificaremos o seu nome em nossas vidas. Por isso roguemos que o Espírito Santo nos dê crescimento no conhecimento de Deus e nos ajude a viver de maneira irrepreensível para o nome do Senhor seja glorificado - E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel - Ezequiel 39.7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados