Confissão Belga - Artigo 31 - Os Ofícios na Igreja

Cremos que os ministros da palavra de Deus, os presbíteros e os diáconos devem ser escolhidos para seus ofícios mediante eleição legítima pela igreja, sob invocação do nome de Deus e em boa ordem, conforme a palavra de Deus ensina.

Por isso, cada membro deve cuidar para não se apoderar do ofício por meios ilícitos, mas deve esperar a hora em que é chamado por Deus, a fim de ter, assim, a certeza de que sua vocação vem do Senhor.

Quanto aos ministros da Palavra, eles têm, onde quer que estejam, igual poder e autoridade, porque todos são servos de Jesus Cristo, o único Bispo universal e o único Cabeça da igreja.

Além disto, a santa ordem de Deus não pode ser violada ou desprezada. Dizemos, portanto, que cada um deve ter respeito especial pelos ministros da Palavra e presbíteros da igreja, em razão do trabalho que realizam. Cada um deve viver em paz com eles, tanto quanto possível, sem murmuração, contenda ou discórdia.

---------------------------------------------------------------------

Comentário: A Igreja é governada pela Palavra de Deus, isto é, ela mesma escolhe seus líderes baseados nos princípios das Escrituras. Temos instruções e exemplos na Bíblia em como procederEscolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos – Atos 6.3-6. A congregação escolhe e os que já são oficiais reconhecidos instituem aos novos em seus ofícios. Ninguém deve forçar a situação para ser um oficial. Ao contrário, cada oficial deve ser chamado por Deus através da igreja local. A congregação escolhe, vota e cada deve pensar muito bem antes de assumir qualquer função para não dar mal testemunho. Um oficial deve ser exemplo para os fiéis – Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza – 1a Timóteo 4.12. Os oficiais devem preencher todos os quesitos que estão claros nas Escrituras – Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia ( Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?) ; Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo – 1ª Timóteo 3.1-7. Os oficiais devem ser todos homens e homens piedosos, sábios, modestos, mansos e humildes, que tenham domínio próprio, disciplinados, que tenham bom conhecimento da doutrina apostólica e sejam firmes na fé, bons seguidores de Cristo, tendo bom testemunho dos que estão fora, isto é, entre os parentes, na sua vizinhança, no emprego e demais lugares. Na igreja de Cristo ninguém é maior ou menor, pois não há hierarquia espiritual. Todos são servos que servem em funções diferentes e diferentes tarefas. Contudo a Bíblia ordena honrar os oficiais, respeitando-os e submetendo-se em amor – E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra – 1ª Tessalonicenses 5.12-13. Os líderes serão cobrados pela fidelidade às Escrituras, por como guiaram o rebanho, e como honraram ao Senhor e sua Palavra – Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil – Hebreus 13.17. Ninguém será cobrado por resultados, por sucesso, mas pela fidelidade à Palavra do Senhor.

Comentários

  1. Nelson, o artigo está bom, mas eu gostaria de ajudar ao amado irmão com algumas observações teológicas que são:

    1º As Igrejas reformadas não elegemos seus pastores para
    o ofício, mas os concílios fazem isso, em atos é a Igreja que estava escolhendo, mas nas Igrejas reformadas os homens vão para o seminário e quando são aprovados pelo conselho eles se apresentam nas Igrejas já como pastores, e depois sim, passam pela aprovação da Igreja se querem receber o tal pastor ou não. Isso não seria um pouco divergente com as escrituras?

    2º Irmão, onde é que nas escrituras nos apresenta um ofício de pastor? desculpe-me mas a escritura mostra que somente uma classe de homens foram ordenados por Cristo, o Espírito Santo e os santos apóstolos para: pregarem, ensinarem e administrarem os santos sacramentos, os amados presbíteros. Hoje, os pastores tomaram posse dos deveres eclesiásticos dos presbíteros, a escritura mostra em todo o novo testamento o mesmo oficio presbítero e não pastor, pastoreando a Igreja de Cristo. 1 Pedro 5.1-2; At 20. 17-28; Tito 1. 5 ; Tiago fala quando necessitarem de orações, chamem os presbíteros. Paulo ao escrever as suas epistolas a Timóteo fala acerca dos diáconos e presbíteros e nunca de pastores, gostaria que o irmão fizesse uma exegese bíblica com muito amor e sinceridade acerca do assunto, pois, eu também sou reformado e faço parte de uma denominação reformada. Que Deus lhe ilumine os vossos olhos e dê entendimento de sua palavra. Amém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados