Confissão Belga - Artigo 27 - A Igreja Católica ou Universal

Cremos e confessamos uma só Igreja, católica ou universal. Ela é uma santa congregação e assembleia dos verdadeiros crentes em Cristo, que esperam toda a sua salvação de Jesus Cristo, lavados pelo sangue dele, santificados e selados pelo Espírito Santo.

Esta Igreja existe desde o princípio do mundo e existirá até o fim. Pois, Cristo é um Rei eterno, que não pode estar sem súditos. Esta santa Igreja é mantida por Deus contra o furor do mundo inteiro, mesmo que ela, às vezes, por algum tempo, seja muito pequena e na opinião dos homens, quase desaparecida. Assim, Deus guardou para si, na perigosa época de Acabe, sete mil homens, que não tinham dobrado os joelhos a Baal.

Esta santa Igreja também não está situada, fixada ou limitada em certo lugar, ou ligada a certas pessoas, mas ela está espalhada e dispersa pelo mundo inteiro. Contudo, está integrada e unida, de coração e vontade, no mesmo Espírito, pelo poder da fé.

------------------------------------------------------------------

Comentário: Na verdade este mundo só existe por causa da Igreja de Cristo – o povo de Deus. É aqui, na terra, que os eleitos nascem e conhecem a Deus. A história da humanidade inclui a história da redenção dos eleitos. Na verdade a história da humanidade pode ser descrita em três eventos: Criação, Queda e Redenção. A princípio Deus pôs Adão e Eva no Paraíso do Éden e disse-lhes que se multiplicassem. Toda a sua descendência formaria uma congregação santa e habitaria toda a terra. Mas com a queda, a entrada do pecado no mundo dividiu a descendência de Adão em duas classes: uma seria descendência natural (caída e não redimida) e outra espiritual (caída mas redimida). A primeira foi chamada de descendência da serpente e a outra descendência da mulher. A história se desenvolve assim: A descendência da mulher seria redimida por um descendente da mulher: O Messias – Jesus Cristo. A descendência da serpente é formada pelos caídos e não redimidos, e será condenada juntamente com a serpente no juízo eterno. Aos santos Deus preparou um reino – Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo – Mateus 25.34. Aos ímpios e rebeldes Deus condenará no inferno eterno Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos – Mateus 25.41. A Igreja de Cristo que é composta pela descendência da mulher, sempre dividiu espaço na terra com descendência da serpente que a odeia e persegue violentamente Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia – João 15.18-19. Houve lapsos na história em que a Igreja parecia estar sumindo ou sendo eclipsada, mas Cristo sempre teve seus servos fiéis espalhados neste mundo. Onde quer que a Palavra de Deus for pregada, e a redenção anunciada, o Espírito Santo regenera vidas unindo-as ao Corpo de Cristo. E onde quer que essas pessoas congreguem ali está a igreja “católica”, resultante da pregação da Palavra e da operação do Espírito Santo. Católica significa que a Igreja não está circunscrita a uma área restrita, mas espalha-se por todas as nações. Por isso mesmo chamá-la “Igreja Católica Romana” ou “Igreja Católica Brasileira” é contraditório, pois se a Igreja é católica, é universal. Católica não é uma denominação, mas um adjetivo da Igreja de Cristo. Católica não significa apenas universal ou mundial mas tem outras implicações. Universal indica sua extensão geográfica. Isto significa que existe apenas uma Igreja em toda a superfície da terra. Jesus Cristo é a cabeça e a Igreja é o corpo de Cristo. Não há duas cabeças e nem dois corpos, mas um só corpo e uma só cabeça Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo – (Efésios 5.23). Então isso se refere a catolicidade geográfica. Mas podemos também falar sobre a catolicidade temporal que significa que no tempo só existe uma Igreja, desde o Éden vindo até hoje e até o último dia da humanidade haverá uma única Igreja. Todos os crentes do primeiro ao último fazem parte da Igreja de Cristo. Os do Antigo Testamento serviam a Cristo de maneira velada, com pouca luz, através de tipos, figuras e sombras. Hoje servimos a Cristo de maneira revelada pois ele já veio pessoalmente a nós. Somos todos da mesma Igreja. Podemos também falar da catolicidade histórica, que significa que sendo a Igreja única, tem também uma história única. A Igreja do Novo Testamento, que incluiu os gentios na aliança abraâmica, começou a dois milênios. Todo mistério oculto através dos séculos foi manifestado com a vinda do Messias, o Senhor Jesus Cristo. Ele é o ápice da revelação, pois nele estão todos os mistérios de Deus. Jesus Cristo é a revelação do Pai Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa… - (Hebreus 1.1-3). Depois que Jesus veio não há mais nada a ser revelado. Todas as seitas que surgiram depois propondo novas revelações, são inteiramente falsas. Outro aspecto muito importante da Igreja de Cristo é a catolicidade doutrinária. Se há uma única Igreja, obviamente deve haver uma única doutrina. Tudo quanto diferir das palavras do Senhor Jesus pelos seus profetas e apóstolos deve ser inteiramente descartado como falso. Todas as congregações fiéis mantêm a palavra dos profetas e a doutrina dos apóstolos – E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações - (2a Pedro 1.19); Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina – (Efésios 2.19-20). Duas igrejas fiéis terão necessariamente a mesma doutrina, mas a que não andar nas antigas veredas será falsa. As seitas evangélicas que surgiram ao longo dos séculos são consideradas falsas e satânicas, porque uma igreja que ensina outra doutrina está oferecendo um mapa adulterado para os seus membros e alguém com um mapa adulterado jamais chegará ao destino verdadeiro. Além dessas ainda nos resta dizer que a Igreja de Jesus Cristo tem também uma catolicidade litúrgica, isto é, existe um padrão e modelo apostólico de culto. Deus não deixou a cargo do homem fazer o culto solene como bem entender. Ao contrário Deus é meticuloso com o aspecto litúrgico de seu culto. Havia uma catolicidade litúrgica nas sinagogas de Israel. Não se achava uma sinagoga diferente das demais, nem havia uma variedade de cultos para que os homens escolhessem conforme mais lhes agradasse. Três vezes ao ano os israelitas se deslocavam de suas cidades e iam ao monte do Senhor, ao Templo em Jerusalém para adorá-lo. Mas durante os demais shabats eles adoravam nas sinagogas espalhadas pela nação. E nas sinagogas havia uma catolicidade litúrgica. Todas operavam exatamente iguais. Havia leitura e exposição das escrituras, cânticos dos salmos [sem instrumentos musicais], orações, coletas de ofertas. Uma sinagoga não era diferente das outras, mas todas seguiam a mesma liturgia. As igrejas cristãs foram formadas no modelo das sinagogas judaicas. Todas as igrejas cristãs, em todo o mundo, deveriam seguir a mesma liturgia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados