Confissão Belga – Artigo 26 - Cristo, nosso único Advogado


Cremos que nenhum acesso temos a Deus, senão pelo único Mediador e Advogado Jesus Cristo, o Justo. Porque Ele se tornou homem e uniu as naturezas divina e humana, para que nós, homens, tivéssemos acesso à majestade divina. De outro modo nenhum acesso teríamos. Mas este Mediador que o Pai constituiu entre Ele e nós, não nos deve assustar por sua grandeza, a ponto de fazer-nos procurar outro, conforme nossa própria vontade. Porque não há ninguém, nem no céu, nem na terra, entre as criaturas, que nos ame mais que Jesus Cristo, “que sendo em forma de Deus... esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”, por nós, "em tudo... semelhante aos irmãos" (Filipenses 2:6, 7; Hebreus 2:17).
Agora, se tivéssemos que buscar outro mediador que nos fosse favorável, quem poderíamos encontrar que mais nos amasse senão Ele que entregou sua vida por nós, sendo nós ainda inimigos (Romanos 5:8, 10)? E se tivéssemos que buscar alguém que tivesse poder e estima, quem os teria tanto quanto Ele que está sentado a direita de seu Pai, e que tem "toda a autoridade... no céu e na terra" (Mateus 28:18)? E quem será ouvido antes do que o próprio bem-amado Filho de Deus?
Foi, então, somente falta de confiança que levou os homens ao costume de desonrar os santos em vez de honrá-los. Pois fazem o que estes santos jamais fizeram ou desejaram, mas sempre rejeitaram conforme era seu dever, como mostram seus escritos.
Aqui não se deve alegar que não somos dignos; pois não apresentamos as orações a Deus em razão de nossa dignidade, mas somente pela excelência e dignidade de nosso Senhor Jesus Cristo, cuja justiça é a nossa, mediante a fé. Por isso, a Escritura nos diz, querendo tirar de nós esse tolo receio, ou antes, essa falta de confiança, que Jesus Cristo tornou-se "em todas as coisas... semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus, e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados" (Hebreus 2:17, 18). E a Escritura diz também, para animar-nos ainda mais a ir para Ele: "Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que entrou nos céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado em todas as coisas, a nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" (Hebreus 4:14-16). A Escritura diz ainda: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos santos, pelo sangue de Jesus... aproximemo-nos... em plena certeza de fé..." (Hebreus 10:19-22). E também: Cristo "tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 7:24, 25).
Então, do que precisamos mais, visto que o próprio Cristo declara: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6)? Por que buscaríamos outro advogado visto que agradou a Deus nos dar seu Filho como Advogado? Não O abandonemos para buscar outro que nunca encontraremos. Pois quando Deus O deu a nós, bem sabia que éramos pecadores.
Por isso, conforme o mandamento de Cristo, invocamos o Pai celestial mediante Cristo, nosso único Mediador, como nos foi ensinado na oração do Senhor. E temos a certeza de que o Pai nos concederá tudo o que Lhe pedirmos em nome de Cristo (João 16:23).
---------------------------------------------
Comentário: Que há um único Mediador entre Deus e os homens as Escrituras nos deixam muito claro: Jesus Cristo – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos - Atos 4.12. Estabelecer o meio da nossa reconciliação consigo é prerrogativa de Deus e de ninguém mais. É ele quem ensina o meio para o homem retornar à sua presença e comunhão. O caminho de volta é Jesus Cristo e não há outro. Jesus nos amou com amor eterno – amor sacrificial e infinito, pois Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos - João 15.13. Os discípulos provaram esse amor sem limites e que não teme as consequências - Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim - João 13.1. Em Cristo fomos amados e aceitos diante de Deus. Portanto o ensino romanista que diz que precisamos chegar a Cristo através de sua mãe terrena – Maria – é, no mínimo ignorante, insultuoso e blasfemo, porque sugere que Jesus seja durão, insensível e não muito disposto a atender seus súditos, por isso se faz necessária a intercessão de Maria. Considerar os santos que estão nos céus como co-mediadores, corredentores, intercessores, guias, protetores, não honra a Deus e nem aos próprios santos; tal prática é pagã e não cristã. É importante saber que nenhuma criatura no céu e na terra é onipotente, onisciente, e nem onipresente. Esses atributos são exclusivos do Criador e são incomunicáveis. Para ouvir ou ver qualquer oração aqui na terra o santo teria que se onisciente ou onipresente e eles não o são. E para atender os pedidos da terra, teria que ser onipotente e nenhum santo o é. Logo, nenhuma criatura no céu pode ouvir pedidos e atendê-los, porque não são capazes disso e nem receberam essa tarefa. Nosso único mediador é Jesus Cristo - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem - 1ª Timóteo 2.5. Quem está em Cristo não procura outro mediador, fazê-lo é forte indício de que tal pessoa não esteja de fato em Cristo. O Senhor Jesus é nosso intercessor diante do trono de Deus e não precisamos de outro; e não existe nenhum outro. Os méritos de Cristo são absolutamente suficientes para nos representar diante de Deus. Isso também tranquiliza nossa consciência pois estamos muito bem representados e nele fomos plenamente amados e aceitos. Deus é perfeitíssimo e jamais erra ou falta. Jamais nos teria ele dado um Mediador que não fosse suficiente por si mesmo. Jesus Cristo, o Filho Eterno é o único Mediador entre Deus e os homens e ele é absolutamente suficiente para nos socorrer e salvar. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados