Confissão Belga - Artigo 22 - A Justificação pela Fé em Cristo


Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração verdadeira fé. Esta fé abraça Jesus Cristo com todos os seus méritos, apropria-se dEle e nada mais busca fora dEle. Pois das duas, uma: ou não se acha em Jesus Cristo tudo o que é necessário para nossa salvação, ou tudo se acha nEle, e, então, aquele que possui Jesus Cristo pela fé, tem a salvação completa. Dizer, porém, que Cristo não é suficiente, mas que, além dEle, algo mais é necessário, significaria uma blasfêmia horrível. Pois Cristo seria apenas um salvador incompleto.
Por isso, dizemos, com razão, junto com o apóstolo Paulo, que somos justificados somente pela fé, ou pela fé sem as obras (Romanos 3:28). Entretanto, não entendemos isto como se a própria fé nos justificasse, mas ela é somente o instrumento com que abraçamos Cristo, nossa justiça. Mas Jesus Cristo, atribuindo-nos todos os seus méritos e tantas obras santas, que fez por nós e em nosso lugar, é nossa justiça. E a fé é o instrumento que nos mantém com Ele na comunhão de todos os seus benefícios. Estes, uma vez dados a nós, são mais que suficientes para nos absolver dos pecados.
A fé é um decodificador das verdades espirituais, apenas ela consegue perceber e discernir o mundo espiritual, do qual o homem natural nada vê. Para ele ou tal mundo não existe, ou se existe é inatingível. Ele vive totalmente alienado de Deus, como se Deus também não existisse. Quando ele pensa no mundo espiritual o faz apenas em termos de futuro, pós morte. Quanto ao eleito de Deus, este recebe a fé salvadora, que o leva a crer e descansar em Cristo. Qualquer coisa que desvie o pecador de Cristo e o leve a crer em outros mediadores, ou a confiar em si mesmo, em suas obras, em sua justiça pessoal, não é a verdadeira fé. A fé salvífica é singular e exclusiva, ela só é dada aos eleitos, para que creiam em Cristo. Contudo, não é a própria fé que nos justifica nem é ela a causa da nossa salvação, mas somos salvos pela obra de Cristo na cruz. A fé que nos é dada pelo Espírito Santo, nos leva a confiar nessa obra. De nada adianta alguém supor que tem muita fé, quando esta fé está em qualquer coisa - como fé na fé, fé nas obras, fé em si próprio, fé nos santos mortos. Tal fé não o salvaria porque quem salva é Cristo, e a fé autêntica nos leva a crer e confiar em Cristo e apenas nele - Pelo qual [Cristo] também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus - Romanos 5.2. A fé que Deus nos dá, nos leva a Cristo, onde encontramos toda provisão necessária para a nossa salvação. Jesus Cristo é um Salvador completo e suficiente, não necessitando de qualquer ajuda para nos salvar. Para aqueles que supõem que Deus fez apenas uma parte deixando o restante para o homem, devemos dizer que assim como o homem não participou da primeira criação, também não participa da nova criação. O ser criado simplesmente não participa da sua criação. Não é a vontade da criatura que conta mas a vontade do Criador. Ele cria e recria para a sua inteira glória. É nisso que os cristãos creem e descansam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados