Confissão Belga - Artigo 8 - A Trindade: Um Só Deus, Três Pessoas

Conforme esta verdade e esta palavra de Deus, cremos em um só Deus, que é um único ser, em quem há três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Estas são, realmente e desde a eternidade, distintas conforme os atributos próprios de cada Pessoa. O Pai é a causa, a origem e o princípio de todas as coisas visíveis e invisíveis. O Filho é o Verbo, a sabedoria e a imagem do Pai. O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é a eterna força e o poder. Esta distinção não significa que Deus está dividido em três. Pois a Sagrada Escritura nos ensina que cada um destes três, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, tem sua própria existência, distinta por seus atributos, de tal maneira, porém, que estas três Pessoas são um só Deus. É claro, então, que o Pai não é o Filho e que o Filho não é o Pai; que, também, o Espírito Santo não é o Pai ou o Filho. Entretanto, estas Pessoas, assim distintas, não são divididas nem confundidas entre si. Porque somente o Filho se tornou homem, não o Pai ou o Espírito Santo. O Pai jamais existiu sem seu Filho e sem seu Espírito Santo, pois todos os três têm igual eternidade, no mesmo Ser. Não há primeiro nem último, pois todos os três são um só em verdade, em poder, em bondade e em misericórdia.
------------------------------------------------------------------------------
Comentário: Nem mesmo os anjos eleitos, que são criaturas celestiais e estão na presença do majestoso Deus, podem entender tudo do Criador, porque nenhuma criatura o pode. E se tais anjos não o podem muito menos nós que somos criaturas terrenas e caídas. O fato é que Deus é muito, muito grande, infinito, eterno, perfeitíssimo, assim jamais uma mente finita, terrena corrompida e danificada pelo pecado poderá compreender seus mistérios. A Trindade em Unidade é um dos grandes mistérios de Deus, é um maravilhoso mistério. O próprio Senhor Jesus Cristo disse que Ele e o Pai são um só - “Eu e o Pai somos um - (João 10.30). Disse ser a expressão do Pai - “Quem me vê a mim vê o Pai” - (João 14.9). O Senhor Jesus afirmou ser onipotente quando disse que tinha todo o poder no céu e na terra - “Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra” - (Mateus 28.18); revelou ser onipresente quando prometeu estar com todos e com cada um de seus discípulos até o fim dos tempos - “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” - (Mateus 28.20); e ainda mais, que mesmo estando aqui na terra, também estava no céu - “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu” - (João 3.13); Jesus disse ainda ser onisciente quando ensinou os discípulos a orarem a Ele - “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” - (João 14.13-14); e apenas um ser onisciente pode ouvir e receber orações. Conclusão: o único Ser que tem esses três atributos é Deus, então Jesus disse ser Deus. No entanto, mesmo Jesus sendo Deus e seu Pai sendo Deus, e também o Espírito Santo sendo Deus, são um só, o mesmo e o único Deus. Muitos supõem que Jesus é um bom mestre, ou um grande homem, ou um grande profeta. Mas se fosse apenas isso não poderia reivindicar ser Deus, pois seria falso. E afirmar que um homem é bom quando esse mesmo homem reivindicou ser Deus é paradoxal, pois qualquer mero homem, por grande que seja, se reivindicar ser Deus está fora de si, o que não foi o caso do Senhor Jesus que disse ser Deus, porque de fato era, e é, e será Deus para sempre. A terceira Pessoa que compõe a Trindade, o Espírito Santo, nos é apresentado como Criador: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” - (Gênesis 1.2), como uma Pessoa: “Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou?” - (Isaías 40.13); “contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles” - (Isaías 63.10), e como Deus: “...para que mentisses ao Espírito Santo... não mentiste aos homens, mas a Deus” - (Atos 5.3-4). Somos monoteístas, porém trinitarianos, cremos que Deus é um, porém três Pessoas distintas. Não precisamos e nem queremos entender o Deus Trino, apenas o adoramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados