Confissão Belga – Artigo 13 - A Providência de Deus

Cremos que o bom Deus, depois de ter criado todas as coisas, não as abandonou, nem as entregou ao acaso ou a sorte, mas que as dirige e governa conforme sua santa vontade, de tal maneira que neste mundo nada acontece sem sua determinação. Contudo, Deus não é o autor, nem tem culpa do pecado que se comete. Pois seu poder e bondade são tão grandes e incompreensíveis, que Ele ordena e faz sua obra muito bem e com justiça, mesmo que os demônios e os ímpios ajam injustamente. E as obras dEle que ultrapassam o entendimento humano, não queremos investigá-las curiosamente, além da nossa capacidade de entender. Mas, adoramos humilde e piedosamente a Deus em seus justos julgamentos, que nos estão escondidos. Contentamo-nos em ser discípulos de Cristo, a fim de que aprendamos somente o que Ele nos ensina na sua Palavra, sem ultrapassar estes limites.

Este ensino nos traz um inexprimível consolo, quando aprendemos dele, que nada nos acontece por acaso, mas pela determinação de nosso bondoso Pai celestial. Ele nos protege com um cuidado paternal, dominando todas as criaturas de tal modo que nenhum cabelo - pois estes estão todos contados - e nenhum pardal cairá em terra sem o consentimento de nosso Pai (Mateus 10:29, 30). Confiamos nisto, pois sabemos que Ele reprime os demônios e todos os nossos inimigos, e que eles, sem sua permissão, não nos podem prejudicar. Por isso, rejeitamos o detestável erro dos epicureus, que dizem que Deus não se importa com nada e entrega tudo ao acaso.

---------------------------------------------------------------------

Comentário: Quando falamos sobre a Providência de Deus não devemos pensar apenas em Deus dando provisão aos seus filhos, como fazem rasamente alguns. Primeiro Deus é providente porque, ele provê para si mesmo, tudo quanto quer para o cumprimento de seus planos e decretos eternos. No texto de Gênesis vinte e dois, quando Deus pediu o único filho de Abraão em sacrifício, Isaque perguntou a Abraão: “... Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gênesis 22.7); Abraão respondeu: “… Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho...” (v. 8). Então Abraão chamou aquele lugar de Javé Jiré - E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá [Javé Jiré]; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá” (v. 14). Javé Jiré significa que Deus provê para si mesmo e para sua glória todas as coisas. Então, Providência significa Deus mantendo, sustentando, governando, dirigindo a história da criação e do tempo para o fim que Ele decretou. Tudo o que acontece em toda a extensão da Criação de Deus, seja no céu ou na terra, pode-se dizer que a Providência está presente e atuante. É grande tolice e grave insulto ao Sábio Criador, afirmar-se que Deus não se importa com as coisas que criou. Ele cuida pessoalmente da sua criação e jamais a abandonou. Ele dirige história da criação e da redenção (que é a segunda criação), desde os maiores atos descendo até as minúcias, de modo que não há acasos, acidentes, coincidências, mas em toda a criação há apenas propósitos. Muita coisa para nós é fortuita, não para o Senhor. Jesus disse: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5.17), isto é, mantendo, sustentando, dirigindo a criação para que os decretos eternos se cumpram - “...sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1.3). E em tudo o que faz Deus tem um justo, bom e santo propósito, assim não existem acasos neste mundo mas sim propósitos. Com relação ao mal que há no mundo, Deus não é, absolutamente, seu autor, porque o mal nasceu no coração da criatura. Tudo o que sabemos é que Deus fez uma criatura perfeita, bela, sábia e poderosa e, trouxe essa criatura para viver bem perto de si – um querubim. Porém toda beleza, sabedoria e poder levou esse querubim a adorar-se a si próprio e sua própria vontade – ele afrontou a autoridade de Deus, seu criador. Nesse dia o mal entrou na criação de Deus e espalhou-se entre os anjos, os quais foram excluídos da comunhão de Deus. Esses são Satanás e seus demônios. Quando Deus criou o homem também o fez perfeito, dando-lhe inteligência, volição, liberdade de escolha, até porque Deus quer ser escolhido e amado por suas criaturas e que elas respondam espontaneamente ao seu amor. Mas toda essa bondade de Deus novamente não foi apreciada. E o homem que fora feito a imagem e semelhança de Deus o traiu, escolhendo livremente desobedecê-lo, dando mais crédito à serpente [Diabo] do que à Palavra de Deus. Assim o mal chegou à terra e espalhou-se entre a humanidade. Mas nesse contexto de pecado e rebelião Deus revelou seu amor chamando o homem de volta. Todos quantos ouvem a sua voz e vêm a Ele são perdoados e reconciliados com Ele – esses são a Igreja de Deus na terra. Porém Satanás e seus demônios odeiam a todos quantos tomam esse caminho de volta. Sabemos, contudo que Deus, através da sua providência protege os seus fiéis e os livra das mãos do inimigo. Cada cristão pode ter a certeza de que em tudo quanto nos acontece a mão do nosso Pai amoroso está presente. É isso que a Confissão diz e é uma verdade grandemente consoladora. O Deus que reina sobre todo o universo, com toda segurança, sabedoria e poder, é também o nosso Pai. Nisso está o nosso descanso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados