Confissão Belga - Artigo 10 - Jesus Cristo é Deus

Cremos que Jesus Cristo, segundo sua natureza divina, é o único Filho de Deus, gerado desde a eternidade. Ele não foi feito, nem criado - pois, assim, Ele seria uma criatura, - mas é de igual substância do pai, co-eterno, "o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3), igual a Ele em tudo.
Ele é o Filho de Deus, não somente desde que assumiu nossa natureza, mas desde a eternidade, como os seguintes testemunhos nos ensinam, ao serem comparados uns aos outros: Moisés diz que Deus criou o mundo, e o apóstolo João diz que todas as coisas foram feitas por intermédio do Verbo que ele chama Deus. O apóstolo diz que Deus fez o universo por seu Filho e, também, que Deus criou todas as coisas por meio de Jesus Cristo. Segue-se necessariamente que aquele que é chamado Deus, o Verbo, o Filho e Jesus Cristo, já existia, quando todas as coisas foram criadas por Ele. O profeta Miquéias, portanto, diz: "Suas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:2); e a carta aos Hebreus testemunha: "Ele não teve princípio de dias, nem fim de existência" (Hebreus 7:3). Assim, Ele é o verdadeiro, eterno Deus, o Todo-poderoso, a quem invocamos, adoramos e servimos.
----------------------------------------------------------------------------
Comentário: É muito fácil comprovar a divindade de Jesus Cristo pelas Escrituras, basta conferir as profecias messiânicas no Antigo Testamento, todas cumpridas em Jesus de Nazaré. Depois ler com atenção os evangelhos e constatar esse fato maravilhoso. Além disso, temos o testemunho do Espírito Santo que o comprova, bem como todos os escritos apostólicos. Embora o Senhor Jesus não ficasse proclamando: “Eu Sou Deus”, como gostam de fazer muitos falsos profetas, todavia Ele fez coisas e falou palavras que claramente indicam sua majestade e divindade. Nenhum homem poderia dizer: “...antes que Abraão existisse, eu sou” - (João 8.58), mas só alguém que é eterno. Nenhum mortal diria ter poder sobre a morte, Jesus o fez: “... dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la” - (João 10.17-18). Pouco mais adiante Ele diz: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá” - (João 11.25-26). Só alguém que tem a imortalidade poderia fazer tal afirmação. Mas Ele disse mais: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” - (João 14.6), não disse ter, mas ser a verdade - e só Deus é a verdade absoluta. Na mesma frase (bem como na referência anterior) disse também ser a vida. Qual criatura poderia dizer isso? Toda criatura, por mais gloriosa que seja recebeu vida, mas Jesus disse ser a vida e poder conceder vida. Outra vez estando aqui na terra, Jesus disse estar simultaneamente no céu - “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu” - (João 3.13), assim afirmou sua onipresença, e ninguém tem onipresença senão o próprio Deus; e o mesmo Ele disse em relação a sua onipotência quando disse ter “todo o poder no céu e na terra” - (Mateus 28.18). Mas a maior revelação que Ele fez foi quando afirmou ser a expressão e imagem do Pai: “Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto... Quem me vê a mim vê o Pai... Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras” - (João 14.7-10). E ainda Jesus recebeu adoração, o que nenhuma criatura temente a Deus aceitaria, pois a adoração é devida apenas, unicamente, tão somente a Deus. Mas o Senhor Jesus recebeu adoração: “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” - (João 20.28). E também a mulher siro-fenícia, o príncipe Jairo, o homem gadareno, a mulher curada do fluxo, um dos dez leprosos curados, e muitos outros prostraram-se aos pés de Jesus e Ele não os repreendeu por isso. Se Ele não fosse Deus não poderia aceitar essa adoração. Quando João quis adorar o anjo que falava com ele e o anjo o repreendeu: “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus.... E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” - (Apocalipse 19.10 e 22.9). Poderíamos trazer muitos outros textos afirmando que Jesus é Deus. Sim, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é Deus, juntamente com o Pai e o Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados