A oração – nunca é vã (7)

O vosso trabalho não é vão no Senhor - 1ª Coríntios 15.58. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra - Hebreus 6.10.

A verdadeira oração nunca é vã. Deus jamais negaria a qualquer de seus filhos uma audiência nem jamais os deixaria sem ajuda. Contudo ao orar precisamos saber que nossa oração não irá mudar Deus, pois a oração não tem esse propósito, mesmo porque Deus é imutável, porque também é perfeito e infalível. Esse fato ao contrário de nos desmotivar, deve nos dar maior segurança na oração, porque sabemos que ainda que oremos da forma errada, o que fazemos muitas vezes, todavia jamais Ele fará algo que não seja bom, justo ou que contrarie seus decretos. A oração tampouco poderia alterar os decretos de Deus, porque também eles são perfeitos, eternos e inalteráveis, pois o próprio Deus os concebeu, provou, aprovou e ordenou. Tampouco o futuro pode ser mudado porque ele é resultado dos sábios e perfeitos decretos de Deus que compõem a história da criação e da redenção. Esse conhecimento também não deve nos desanimar de orar, porque é maravilhoso que Deus decretou também os meios para atingir os fins estabelecidos em seu Conselho e um desses meios é exatamente a oração de seus eleitos. Através delas Ele levará a cabo muitos de seus propósitos. Mas se a nossa oração não acarretar qualquer mudança nos acontecimentos e nas circunstâncias ela mudará a nós próprios, preparando-nos para enfrenta-los. Por isso o apóstolo disse: Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes - Efésios 6.13. O dia mau pode não mudar mas estaremos firmes para resistir. Paulo sabia por experiência o que era enfrentar as adversidades nos dias maus. Quando Jesus orou por Pedro não pediu que fosse poupado do dia mau e não fosse cirandado por Satanás, mas rogou para que Pedro não desfalecesse - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos - Lucas 22.31-32. A oração do Senhor em nosso favor foi que fossemos preservados do mal - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal - João 17.15, da mesma forma que nos ensinou a orar na oração modelo - Não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal - Mateus 6.13

Comentários

  1. Caro Nelson,

    Parabéns pelo seu contínuo trabalho na web!.

    Se permite,

    Diversos assuntos têm inquietado muitos de nós e a internet tem sido um espaço precioso onde podemos discutir diferentes pontos de vista sobre a religião, cultura, política e, sobretudo, o que acontece na sociedade seja no Brasil como em todo o mundo.

    E essa é a proposta do blog independente Conversa Protestante, ou seja, o pensamento e a expressão de idéias sobre tudo aquilo que está ao nosso redor.

    Faça uma visita e, se gostar coloque o nosso link em seu blogroll e nos acompanhe!.

    http://conversaprotestante.blogspot.com

    abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados