De volta para Deus

Quando Deus criou o homem, o fez para ter comunhão com ele. A Bíblia afirma que Deus passeava pelo jardim do Éden onde havia colocado o primeiro casal – Adão e Eva – E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim – Gn 3.8. Naturalmente o desejo de Deus era comungar com a criatura que fizera à sua própria imagem e semelhança. Porém veio a queda e o pecado que destruiu essa comunhão. O homem morreu espiritualmente porque foi cortado da vida de Deus. O pecado fez o homem sentir-se culpado, envergonhado e desejar fugir e esconder-se de Deus. Desde a queda os descendentes de Adão estão fora da comunhão de Deus. Não têm desejo por Deus, não podem por si mesmo e nem desejam retornar à presença do Senhor - E não quereis vir a mim para terdes vida – Jo 5.40. De fato desde que Adão caiu cada um de seus descendentes continua a fugir e esconder-se de Deus. Quando Deus o chamou após a queda, Adão respondeu: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me – Gn 3.10. 
Quando um súdito peca contra seu soberano - isso era mais comum nos tempos antigos-, ele poderia ser desterrado, expulso do reino e condenado a morrer no exílio. E de fato morria, a menos que o próprio rei o chamasse de volta e o reconciliasse consigo. De forma semelhante Deus puniu o homem após a queda – exilou-o e condenou-o a morrer longe da sua presença. Assim, todos os homens estão confinados e condenados a morte eterna. Mas há alguns que o próprio Deus deu ao seu Filho, Jesus Cristo, e a esses o Espírito Santo traz de volta do exílio e os reconcilia com o Pai - Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra – Jo 17.10. Esses e somente esses são trazidos de volta para Deus - Todo o que o Pai me dá virá a mim... Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer – Jo 6.37, 44.
Como sabemos que está nos chamando para retornarmos à sua presença? É um completo mistério. Mas ele chama suas ovelhas perdidas através da pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Os que são dele ouvem, crêem, obedecem e o seguem - As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem – Jo 10.27. Os demais permanecem exilados, situação que os condena a perecer em lugar totalmente alienado de Deus e de sua graça. A Bíblia chama esse lugar de inferno e lago de fogo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados