O que é o arrependimento bíblico?


Todo homem pecador acha que está certo. Admite que não é perfeito mas não aceita que é totalmente errado, desqualificado, não tendo nada em si próprio que o recomende na presença de Deus. Tanto que todos têm quase certeza de que seu fim acabará bem e que darão um jeito de ganhar um bom lugar depois da morte - Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus – Rm 10.3. É o véu que está em seu entendimento que os faz pensarem dessa forma. Todos quantos se justificam a si mesmos serão condenados. Quando, porém,  ouvem o evangelho e sobre Cristo e crêem nele, esse véu é removido. Então percebem que são pecadores perdidos e que necessitam do Salvador. É aqui que entra o arrependimento. O Espírito Santo os leva a uma conscientização da sua real condição, que é debaixo da ira de Deus e condenados ao inferno eterno. Então reconhecem seus pecados. Não apenas os pecados que têm cometido, mas também sua condição de pecador, ou seja, uma árvore que todo fruto que produz é ruim e reprovável diante de Deus. Uma profunda convicção e consciência de pecado tomam os seus corações. Nessa condição eles justificam a Deus, condenando-se a si mesmos. Param de  transferir ou empurrar a culpa para outros e confessam-se réus - E todo o povo que o ouviu e os publicanos...  justificaram a Deus – Lc 7.29. Todos quantos chegam neste ponto abandonam totalmente sua justiça pessoal e confiam plenamente em Cristo. Então são justificados por Deus, isto é, Deus lhes imputa a justiça de Seu Filho, aliás, a única justiça que pode nos recomendar diante dele. O arrependimento consiste nessa mudança de mente no pecador. Antes, considerava-se com justiça suficiente para ganhar o céu. Agora, considera que a única coisa que merece receber com justiça é o inferno. Justifica a Deus, condena-se a si próprio e se confessa réu, culpado e merecedor do castigo eterno. Contudo, volta seus olhos para o Filho de Deus e coloca toda sua confiança nele, e somente nele. Desde que tem a consciência da sua justificação, passa a viver uma vida totalmente dedicada ao Senhor seu Deus. O verdadeiro arrependimento é uma experiência que tem uma característica de continuidade ou renovação, isto é, estamos sempre provando seus efeitos, uma vez que nossa mente foi mudada e conformada a Deus e sua Palavra. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salmos Metrificados na Melodia Genebrina - I

"Segunda Confissão de Fé Helvética" - A História

Os Cânones de Dort Comentados